Postagens

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

ELEMENTO ORGANÓGENO e o HETEROÁTOMO

   Elementos organógenos, são os principais e mais importantes elementos que compõem as substâncias orgânicas, são eles: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Pessoal, atenção, nunca se esqueçam que o carbono faz quatro ligações (tetravalente), o hidrogênio faz uma ligação (monovalente), o oxigênio faz duas ligações (bivalente) e o nitrogênio faz três ligações (trivalente). Um exemplo de molécula que possui em sua estrutura os quatro elementos acima citados é a URÉIA.



                                               O = C - (NH2)2     



   ou     








     O heteroátomo é o átomo diferente do carbono, porém, está localizado na cadeia carbônica entre os átomos de carbono e deve fazer pelo menos duas ligações. Observe os exemplos abaixo.


CH3-CH2-O-CH2-CH3
(Observe o átomo do oxigênio, fazendo duas ligações entre os carbonos na cadeia principal, com isso, ele é caracterizado como heteroátomo)



(a)(b)

Nos exemplos acima, apenas a cadeia da direita (b) possui um heteroátomo, na cadeia da esquerda (a) o átomo de oxigênio não faz parte da cadeia principal, portanto, não há um heteroátomo.





REPRESENTAÇÃO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

A REPRESENTAÇÃO HABITUAL (ou comum) DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS


As simples ligações que ocorrem entre os carbonos e os outros elementos costumam ser indicadas de maneira direta, ou seja, sem os traços que representam as simples ligações.

Exemplos de representações:

    

     (a) Todas as ligações são evidenciadas.



 OU




       CH3-CH2-CH2-CH3  

               (b)  Apenas as ligações entre carbonos são evidenciadas.       



Observamos no exemplo (a), que todas as ligações simples são representadas por traços conforme já havíamos estudado e que no exemplo (b), apenas as ligações entre os carbonos são mostradas. Vamos utilizar em nossos estudos a segunda representação em que apenas as ligações entre os carbonos são mostradas.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

TIPOS DE LIGAÇÕES ENTRE OS CARBONOS

TIPOS DE LIGAÇÕES ENTRE OS CARBONOS

    O carbono é um elemento capaz de fazer quatro ligações (tetravalente), porém essas quatro ligações  do carbono possuem três configurações diferentes entre seus átomos, vamos observar a seguir quais são essas configurações e definitivamente colocar na cabeça dos estudantes que não há nenhum bicho de sete cabeças, vamos lá.


LIGAÇÃO SIMPLES ou LIGAÇÃO SIGMA (σ)

     O carbono possui a possibilidade de fazer em sua cadeia principal, apenas ligações simples representadas por um único traço, ou seja, ligações entre carbonos com apenas ligações sigma (σ).





LIGAÇÕES DUPLAS -  UMA LIGAÇÃO SIGMA (σ) e  UMA LIGAÇÃO Pi (𝝅).

        O carbono possui também a possibilidade de fazer em sua cadeia principal, duplas ligações, sendo representadas as duplas ligações por dois traços, ou seja, uma ligação sigma (σ) e uma ligação pi (𝝅).


Os carbonos da cadeia principal do eteno estão ligados por um dupla ligação, ou seja, um ligação sigma e uma ligação pi.

LIGAÇÕES TRIPLAS - UMA LIGAÇÃO SIGMA (σ)  e   DUAS Pi (𝝅).

Nas triplas ligações, os carbonos da cadeia principal ligam-se através de uma ligação sigma e duas pi, ou seja, liga-se com uma ligação simples e uma dupla.


Observe a tripla ligação ocorrente no etino.



OBS: Para que fique mais claro, deixe sempre seus comentários suas dúvidas e fique por dentro das postagens.








O ELEMENTO CARBONO

O ELEMENTO CARBONO

Localizado na família 14 (IVA) e no segundo período da tabela periódica está o elemento carbono. Possui, portanto, 4 elétron de valência.
Mesmo antes da descoberta da distribuição eletrônica do carbono, era conhecido, experimentalmente, que tendia a estabelecer quatro ligações. Isso era tão marcante, que, Friedrich August Kekulé, em meados do século XIX, expressou o carbono na forma de um postulado, segundo o qual o carbono sempre faz quatro ligações e essas ligações são iguais entre si. Kekulé, postulou que o carbono era capaz de se ligar diretamente a outros formando cadeias.
Fórmula estrutural do butano C4H10, apenas para compreensão dos carbonos ligados em uma cadeia carbônica.



INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

Uma breve sobre os compostos orgânicos e inorgânicos.


     Os pesquisadores, até as primeiras décadas do século XIX, intrigávam-se pelo fato de que vários compostos só podiam ser obtidos de seres vivos, isso fazia com que os pesquisadores considerassem tais substâncias como uma classe totalmente diferente das substâncias obtidas em laboratório. Por essa razão, as substâncias obtidas de seres vivos foram chamadas de substâncias orgânicas (gorduras, álcoois e alguns ácidos) e as outras substâncias de substâncias inorgânicas (água, ferrugem e maioria dos sais). A diferença entre as classes era muito perceptível, assim, a química foi dividida já em duas grandes áreas: A química orgânica e a química inorgânica.


  • Definição: Química orgânica é parte da química que estuda os compostos do elemento carbono.

Química orgânica

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA