Postagens

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

ELEMENTO ORGANÓGENO e o HETEROÁTOMO

   Elementos organógenos, são os principais e mais importantes elementos que compõem as substâncias orgânicas, são eles: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Pessoal, atenção, nunca se esqueçam que o carbono faz quatro ligações (tetravalente), o hidrogênio faz uma ligação (monovalente), o oxigênio faz duas ligações (bivalente) e o nitrogênio faz três ligações (trivalente). Um exemplo de molécula que possui em sua estrutura os quatro elementos acima citados é a URÉIA.



                                               O = C - (NH2)2     



   ou     








     O heteroátomo é o átomo diferente do carbono, porém, está localizado na cadeia carbônica entre os átomos de carbono e deve fazer pelo menos duas ligações. Observe os exemplos abaixo.


CH3-CH2-O-CH2-CH3
(Observe o átomo do oxigênio, fazendo duas ligações entre os carbonos na cadeia principal, com isso, ele é caracterizado como heteroátomo)



(a)(b)

Nos exemplos acima, apenas a cadeia da direita (b) possui um heteroátomo, na cadeia da esquerda (a) o átomo de oxigênio não faz parte da cadeia principal, portanto, não há um heteroátomo.





REPRESENTAÇÃO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

A REPRESENTAÇÃO HABITUAL (ou comum) DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS


As simples ligações que ocorrem entre os carbonos e os outros elementos costumam ser indicadas de maneira direta, ou seja, sem os traços que representam as simples ligações.

Exemplos de representações:

    

     (a) Todas as ligações são evidenciadas.



 OU




       CH3-CH2-CH2-CH3  

               (b)  Apenas as ligações entre carbonos são evidenciadas.       



Observamos no exemplo (a), que todas as ligações simples são representadas por traços conforme já havíamos estudado e que no exemplo (b), apenas as ligações entre os carbonos são mostradas. Vamos utilizar em nossos estudos a segunda representação em que apenas as ligações entre os carbonos são mostradas.

Química orgânica

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA